Traduza - Translate

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Veja além do óbvio.



Recentemente um amigo me enviou este vídeo. No primeiro momento em que o assisti dei muita risada, assisti mais algumas vezes e já não encontrava tanta graça assim e fui percebendo o que o vídeo realmente mostrava.
 Não pretendo determinar o que as pessoas devem interpretar sobre o vídeo, apenas peço que tentem entender o meu ponto de vista, e se possível, deixe seu comentário mostrando o que você acha sobre a situação.


O vídeo retrata uma infeliz realidade que não se restringe a um único local ou a um determinado grupo, mas a muitos brasileiros e brasileiras. Para os que se encontram neste momento numa condição social digna, em que se pode ao menos viver satisfatoriamente podendo usufruir de tudo um pouco, é fácil assistir ao vídeo e achar graça, mas para os que fazem parte deste mundo, com certeza não há muita graça.
Além do desenrolar da cena, o que também me chamou atenção foi o áudio do vídeo. Para quem conseguiu entender, percebe-se a voz de um locutor de um determinado programa incitando a continuação daquela situação caótica e hostil. Se alguns programas deste mesmo gênero dizem querer ajudar as pessoas mais desfavorecidas e colocadas à margem pelo governo, qual o propósito de expor estes seres humanos a esta situação? A resposta é muito simples: audiência. Enquanto eles criticam o atual governo por ofertar “esmolas” para que muitos possam viver em uma situação um pouco melhor, eles fazem o mesmo ao ofertar coisas fugazes a estas pessoas em troca de uma filmagem sobre suas vidas miseráveis, com o objetivo de divulgar essas filmagens para que muitos ridicularizem estes seres humanos.
A idéia de denúncia e de tentativa e ajudar são falsas. A mídia contemporânea possui poder suficiente para influenciar nas ações de muitos políticos, mas ajudar essas pessoas de maneira significativa implica em perder a fonte de audiência garantida.
A miséria com a qual estas pessoas convivem é impactante para quem está assistindo, o total despreparo do ambiente para receber moradias é evidente, e ainda assim aqueles que podem fazer alguma coisa se calam e a mídia apenas se aproveita destes indivíduos com o propósito de ganhar audiência através de um programa sensacionalista.
Não podemos deixar de pensar que esta filmagem pode vir a servir como fonte da idéia de que Salvador é uma selva, as pessoas se comportam como animais, etc. Isso é uma das possíveis interpretações de quem mora aqui mesmo no Brasil, quem mora noutro país, pode vir a generalizar e pensar que o país todo é uma selva e que vivemos praticamente na pré-história.
Esta é uma das cidades que pretende receber a copa do mundo de 2014. Ou o governo permitirá que a cidade continue neste estado ou, com certeza, esforços serão feitos para que a cidade fique pronta PARA OS TURISTAS, mas os soteropolitanos continuarão nesta miserável situação.

Veja também: 
http://ultrajando.blogspot.com/2011/03/geronimo-santana-e-o-pagode.html
http://ultrajando.blogspot.com/2011/03/deputado-jair-bolsonaro-mostra-se-um.html
http://ultrajando.blogspot.com/2011/03/mais-um-racista-e-homofobico-podre-e.html
http://ultrajando.blogspot.com/2011/04/o-brasil-pede-socorro-parem-angra-iii.html

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...