Traduza - Translate

sábado, 23 de abril de 2011

Você também é um destruidor de imagens?


Em um comentário, uma leitora me pediu para explicar o que é “iconoclasta”.
Para quem não percebeu, coloquei na descrição do meu perfil que sou “iconoclasta e audacioso por natureza”.
Segundo o nosso querido dicionário Aurélio, a definição para iconoclasta é a seguinte:

Adjetivo e substantivo masculino e feminino. 
1. Membro de uma seita herética que, no Império bizantino, no séc. VIII, proibia e destruía as imagens sagradas. 
2. Diz-se de, ou pessoa que demonstra desrespeito pelas tradições. 
3. Pessoa que ataca crenças firmemente enraizadas.

Portanto, quando afirmo que sou iconoclasta, pretendo dizer que procuro me desprender de tradições sem sentido, amarras sociais que apenas nos limitam. Digo que vejo o mundo de uma maneira diferente da maioria das pessoas, não costumo apresentar os medos comuns à maioria, quando estão de frente a obstáculos.
Entretanto, isso não significa que sou isento a todas elas, acredito que isso faça parte do longo e demorado processo de evolução de cada ser humano. Aos poucos vamos conseguindo enxergar além do que nossos olhos são capazes de enxergar.
Um atual exemplo de indivíduo iconoclasta é Dan Brown, quando afirma em seu livro, O Código Da Vinci, que Jesus Cristo agiu como um homem comum; nasceu, cresceu, reproduziu e morreu. Essa idéia foi considerada agressiva por muitos conservadores da imagem européia do Cristo, para outros, tal afirmação surgiu como uma luz para provar que o Cristo pode ter vivido como homem sem perverter os seus valores morais e espirituais.
Ainda podemos citar a cantora Lady Gaga, que sempre procura desmistificar alguns temas abordados em suas composições, além de suas roupas fora de um padrão dito como normal. A cantora sempre vem buscando inovar e impactar com tudo o que faz.
Não tenho a intenção de me comparar a Lady Gaga, Dan Brown e outros, seria muita falta de humildade da minha parte (um dia eu chego lá).
Ainda assim existem outras interpretações para indivíduos iconoclastas, mas é na descrição acima em que eu me encaixo.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...